Como um Vídeo de Propaganda pode ajudar no seu negócio?

Tempo de leitura: 8 minutos

Provavelmente você já sabe que o Youtube é a Rede Social de videos mais famosa em todo o mundo. Somente isso já faz com que o Youtube se converta numa plataforma fundamental para difundir as suas propostas e oferecer conteúdos à sua audiência. E é exatamente por isso que, hoje, vamos ver como aproveitar o Youtube Marketing como um dos principais canais de difusão da Publicidade Audiovisual. Papel e caneta na mão? Vamos nessa!

Por que você deveria fazer Youtube Marketing para beneficiar o seu negócio?

Em primeiro lugar, é importante mostrar os motivos pelos quais o Youtube é tão importante no que se refere às Redes Sociais e Marketing Online. A página foi fundada em 2005 por três ex-empregados do Paypal; um ano após o lançamento, a plataforma foi comprada pelo Google.

Desde que nasceu, o Youtube não deixa de crescer. O tráfego e o registro de usuarios não para.

Pois, vejamos algumas estatísticas oficiais da página em 2016.

estatísticas oficiais do Youtube em 2016

Como você pode ver, a presença do Youtube é mundial, e ainda está aumentando. É importante destacar que 80% das pessoas que acessam a plataforma estão fora dos Estados Unidos. O Marketing no Youtube é uma ferramenta usada no mundo todo. Sua popularidade nos dispositivos móveis é indiscutível:

Estatísticas Mobile do Youtube

Um dos dados acima, retirado de um informe da página expandedramblings.com indica que as pessoas estão dispostas a passar até 5 horas por mês assistindo vídeos no Youtube em seus dispositivos móveis.

Agora, pense se isso não representa uma grande oportunidade para criar e difundir conteúdos próprios através deste, que é um dos canais mais populares do mundo.

Marketing no Youtube: Vantagens de anunciar na plataforma e principais aspectos técnicos

Um dos pilares fundamentais de qualquer estratégia de YouTube Marketing é a possibilidade de criar uma campanha de video marketing e compartilhar com a sua audiência. Sendo assim, criar identidade visual com filmes possui uma série de vantagens:

  • Atrair clientes com usando ferramentas reconhecidamente eficientes através da criação de um bom script e de técnicas do cinema e da televisão.
  • Você só precisa pagar pelos anúncios no Youtube quando um visitante passa mais de 30 segundos olhando a sua publicidade ou quando responde a algum Call to Action ou interage com um Banner Complementário;
  • Ajuda a difundir as suas propostas para a sua audiência de uma forma original e atrativa;
  • Permite atingir diretamente o seu público objetivo com ferramentas de segmentação – como quando é possível definir critérios demográficos com palavras chave tipo “homens menores de 30 anos”;
  • Permite medir a eficiência das suas campanhas pelo Youtube Analytics.

Como é possível ver nas políticas dos anúncios no Youtube, você pode criar uma publicidade visual para que os usuários assistam antes da exibição do vídeo escolhido.

De fato, um usuário pode pular o anúncio após 5 segundos de exibição; essa fração de tempo é essencial para captar a atenção da audiência e conseguir fazer com que ela não abandone o conteúdo.

Youtube-Marketing-anuncio

O Youtube recomenda que os vídeos de propaganda tenham até 30 segundos de duração. Em produções audiovisuais para campanhas de Youtube Marketing, sugere-se que os vídeos não tenham menos de 12 segundos.

Estes tempos de referência têm a ver com alguns dados fornecidos diretamente pelo mecanismo de análise dos conteúdos disponíveis na plataforma. O Youtube Analytics deixa de lado qualquer peça audiovisual com visualização menor a 10 segundos.

Como resultado, se você planeja investir em produção audiovisual no Youtube, aconselhamos criar vídeos de 15 segundos, no mínimo, para poder interpretar as métricas corretamente. Filmes com duração de 12 segundos poderiam criar confusão na hora de interpretar as interações com a audiência.

No que se refere à análise da eficiência das suas campanhas do Youtube Marketing, tenha em conta alguns aspectos como:

  • A quantidade de visitas dos dos vídeos da sua produção audiovisual vai aumentar quando os usuários não pulem o anúncio e vejam, pelo menos, 30 segundos sem parar;
  • As vistas também vão aumentar quando os usuários interajam com a sua publicidade audiovisual;
  • As interações que o Youtube considera para aumentar as vistas são: quando clicam no link da sua página web, quando clicam em algumas das calls to action na tela ou quando clicam em algum dos banners complementários.
  • Finalmente, para criar uma publicidade visual em campanhas de marketing no Youtube, conheça todas as tipologias possíveis e informe-se sobre os requisitos neste link.

Criar um canal e publicar vídeos: outra eficiente técnica de Youtube Marketing

Além das vantagens de usar o tipo de publicidade que mostramos acima, existe outra técnica super eficiente e que tem seus próprios benefícios. Trata-se da possibilidade de criar o seu Canal do Youtube e criar conteúdos especificamente pensados para fornecer informações com valor agregado à sua audiência.

De fato, contar com o seu Canal no Youtube é ideal para compartilhar conteúdos dinâmicos, entretidos e informativos. Principalmente se tenha a ver com o que a sua audiência esperta e se relacione com o seu negócio, produtos ou serviços.

Abaixo, vou mostrar alguns dos principais benefícios de usar esta técnica de Youtube Marketing.

Youtube Marketing benefícios de ter um canal e publicar videos

Vejamos do que se trata cada um deles:

  • Permite oferecer valor agregado à sua audiência: a melhor maneira de atingir o público é dar pra ele um bom motivo para seguir o seu canal. Ou seja, não se trata de publicar somente conteúdo promocional, você pode manter o seu público informado, entreter a sua audiência ou ajudar a melhorar as suas vidas de alguma forma.
  • Conquistar subscritores: Como você já sabe, quando um usuário do Youtube se interessa muito pelos seus conteúdos, a plataforma dá a possibilidade de que o user se subscreva ao canal para saber tudo que se publica. Isso faz com que a sua base de dados ganhe corpo e seja mais representativa.
  • Aumentar a credibilidade da sua marca: quando os usuários querem saber mais sobre um negócio de interesse pessoal, começam a pesquisar na internet, nas Redes Sociais… O Youtube não é uma exceção. Por isso, ter um canal ajuda a ampliar e detalhar as informações já presentes na sua página e Redes Sociais.
  • Ajuda a completar as informações sobre o seu negócio: A ideia é aproveitar o canal e os vídeos compartilhados para dar mais informações sobre o seu empreendimento. Podem ser tutoriais sobre como usar seus produtos ou serviços, links para a sua página ou até mesmo uma descrição detalhada da sua proposta comercial.
  • É uma excelente forma de criar conteúdos para compartilhar nas Redes Sociais: Como você já sabe, a produção audiovisual é um dos formatos mais compartilhados nas contas das redes sociais. Isso já é um bom motivo para que você promova a sua identidade visual e bombe a sua estratégia de Social Media.
  • Ajuda a receber feedbacks da sua audiência pelo campo dos comentários: Quando os usuários se envolvem ou emocionam com algum vídeo que você publicou no seu canal, é muito comum que deixem as suas opiniões na caixa de comentários. Esse tipo de retorno é um privilégio que deve servir como referência para análises.
  • Permite conhecer o impacto dos seus conteúdos pelas métricas do Youtube Analytics: Esse ponto é super útil, dá pra medir o impacto dos seus vídeos pelo serviço de métricas da plataforma. Essa leitura é essencial para corrigir a sua estratégia de Marketing no Youtube. Rapidamente você vai ver quais são os vídeos de maior sucesso.

Dicas para obter o máximo de proveito do seu Canal no Youtube

Pra finalizar, que queria dar alguns conselhos para melhorar ainda mais o rendimento do seu material publicado no seu Canal do Youtube.

Complete as informações do do seu Canal do Youtube com imagens, links e dados

Sportt Brasil YouTube

Como eu disse antes, o objetivo é fazer que o usuário encontre todas as informações que busca no seu Canal do Youtube (principalmente na seção “Sobre”).

Além disso, para aumentar a sua credibilidade, é fundamental ter cuidado com a sua identidade visual e usar imagens com os tamanhos corretos (pra saber mais sobre isso, veja o artigo guia sobre dimensões e tamanhos de imagens para Redes Sociais)

Mesmo assim, lembre-se de colocar os links para a sua página e Redes Sociais. Dessa forma, você aumenta a possibilidade de difusão das suas propostas em todas as plataformas. Ah! Lembre-se de otimizar o seu perfil no Google+, já que é daí que o Youtube “puxa” a foto do perfil. Você pode dar uma lida no nosso artigo sobre fotos de perfil perfeitas.