Post Perfeito do Facebook: o que postar para ter melhores resultados

Tempo de leitura: 6 minutos

Ao postar em sua página do Facebook você espera que tudo dê certo. Mas não seria bom poder postar sabendo que sua publicação tem a maior chance possível de receber uma grande quantidade de curtidas, comentários e cliques? Nesse momento nos perguntamos qual a melhor forma de criar um post perfeito. E afinal, o post perfeito existe?

Confira abaixo  nossos exemplos, dicas e estratégias, teste em suas próprias publicações, e veja o alcance e impacto de suas publicações crescer!

1) O post perfeito do Facebook é um link

Nesse ponto somos bem enfáticos: o post perfeito é um link! A algum tempo acreditava-se que as imagens incentivavam mais o engajamento. Porém, estudos do próprio Facebook indicam que os links ganham mais cliques que as imagens.

As conclusões desse estudo indicam que os links, quando apresentado de forma adequada, apresentam um engajamento muito maior do que as imagens.

Mas afinal, qual a diferença (estética) da publicação entre links e imagens? E como fazer para publicar o link da forma correta?

Os links recebem as informações das meta tags da página, adicionando informações como o título, imagem e conteúdo. Ao adicionar um link na caixa de texto do Facebook as informações aparecerão automaticamente no formato adequado. 

Já as imagens são aquele tipo de post em que você faz o upload de uma foto para a publicação. Ao publicar uma imagem ela fica sozinha, embaixo de todo o conteúdo de texto adicionado. Na descrição de uma imagem é possível adicionar qualquer texto, inclusive links. E são esse tipo de links que falham em engajar sua audiência!

Para publicar um link copie e cole a URL na caixa de texto do Facebook e, após os dados serem carregados, remova o texto com o link.

 

2) O post perfeito é pequeno!

Estudos do Blitzmetrics realizados com 11,000 páginas do Facebook comprovam que quanto menor o post maior o engajamento. Esse efeito também foi comprovado pelo site Track Social.

De fato, como podemos observar no gráfico abaixo, posts com um menor número de caracteres são mais bem aceitos.

fb-chartAo criar um post lembre-se dessa dica, e tente manter a contagem de caracteres em mente. Além disso lembre-se que o texto é apenas um convite ao leitor, complementado pelo texto e título do próprio link. Veja abaixo um exemplo de publicação bem estruturada, e com apensa 48 caracteres:Screen-Shot-2014-10-28-at-8.22.47-AM

3) O post perfeito é feito fora do “horário de pico”

Ao contrário do que muitos acreditam, enviar publicações nos horários de “pico social” não é uma boa estratégia. Nesses horários os feeds de notícias estão “congestionados”, fazendo com que seu post compita com centenas de outros posts! Caso você faça suas publicações enquanto poucas outras pessoas estão postando, seu post tem uma chance maior de ser visto.

TrackMaven, também vem estudando esse efeito, e encontrado dados que o comprovam! Eles realizaram um estudo com 5,800 páginas do Facebook e analizaram mais de 1.5 milhões de posts, chegando a algumas conclusões sobre as melhores práticas de publicação no Facebook. E um dos conselhos, destacado como um dos mais importantes é: publique aos sábados e domingos e, nos dias de semana, após o horários comercial! Podemos citar a frase do estudo, em tradução livre, que resume muito bem esse princípio:

Para conseguir espaço no feed de notícias do Facebook, tente mudar a sua estratégia de programação de publicações. Ao invés de publicar nos horários mais  populares tente publicar nos horários mais efetivos.

Graph1PostFreqandEffectTOD

Observando o gráfico podemos observar que o melhor horário para publicar é entre as 17:00 (5p.m.) e 1:00 a.m. durante os dias de semana. Tente também publicar durante os finais de semana para impulsionar o engajamento de sua audiência.

4) O post perfeito faz parte de uma estratégia de publicações consistente

Os especialistas em  redes sociais Mark Schaefer e Tom Webster analizaram mais de 8,000 páginas do Facebook para identificar como as marcas foram afetadas com a queda de alcance das páginas do Facebook. Dentro desse estudo foi identificado que 70% das páginas tiveram até 30% do alcance orgânico diminuído no Facebook. Esses números podem parecer alarmantes, e de certo modo eles são, mas ao longo do estudo eles chegaram a algumas conclusões, observando as páginas de maior sucesso, que mostram como prevenir a diminuição do alcance, e aumentar o engajamento nas páginas.

Veja abaixo o que todas as páginas de sucesso, segundo esse estudo, tem em comum:

  1. Todas possuem uma audiência apaixonada
  2. Todas postam conteúdo extremamente relevante (pelo menos para o público alvo em questão)
  3. Elas publicam de forma consistente! Pelo menos uma vez ao dia, e algumas vezes até mais do que isso
  4. Elas recebem muitos compartilhamentos, o que auxilia no fator de “viralização” do conteúdo

Bom, não importa o tamanho da sua páginas, sabemos que você tem uma audiência apaixonada pelo assunto que você compartilha (afinal, não foi esse o motivo deles terem curtido a sua página?). Suponhamos também que o seu conteúdo e excelente. Então, qual a diferença entre a sua página e as páginas de sucesso? Consistência!

Todas as páginas de sucesso desse estudo postavam pelo menos uma vez ao dia, gerando uma expectativa em sua audiência pelo seu conteúdo. Caso você não tenha muito tempo para investir nas redes sociais, e na criação de conteúdo, crie um calendário editorial para o gerenciamento de seu conteúdo.

Além disso você pode usar ferramentas, como o Agiliza Post, para agendar suas publicações! Isso vai diminuir bastante o tempo gasto com as redes sociais, deixando mais tempo disponível para a criação de conteúdo!

Como é O SEU post perfeito?

Esperemos que essas dicas tenham lhe dado algumas idéias sobre o que testar com sua estratégia de marketing no Facebook.

  • Você tem um melhor engajamento quando posta links otimizados ou fotos?
  • Sua audiência responde bem a publicação nos grupos do Facebook?
  • Qual é a contagem perfeita de caracteres em sua página?
  • Você consegue mais visitações postando durante a noite e aos finais de semana?

Nos queremos saber o que está funcionando melhor para você! Deixe nos comentários qual a sua fórmula para a criação do post perfeito.